Está grávida e comprometida com o bem-estar do seu bebé; o seu objetivo é dar uma vida feliz ao seu filho(a). Acima de tudo um relacionamento saudável com ambos os pais. Contudo durante o início desta caminhada, acaba por estar num dilema, não tem a certeza sobre a paternidade do seu filho; ou, apesar de ter a certeza o pai tem dúvidas quanto à paternidade.
Mas de uma coisa ambos têm a certeza, o bem-estar do bebé é muito importante e não podem esperar até que o bebé nasça para ter a certeza de quem é o pai biológico.
A solução é o teste de paternidade pré-natal (teste de paternidade durante a gravidez);
Após esta difícil decisão de avançar com o exame de ADN, várias questões sobre os exames são levantadas:
- É seguro e preciso?
- Quais são os benefícios de saber a paternidade antes e não depois da gravidez?
No artigo de hoje, responderemos objetivamente às duas questões colocadas acima, assim como questões relevantes sobre o teste de paternidade durante a gravidez.
Continue a ler para saber como funciona, porque é que os testes de paternidade pré-natal não invasivos são a escolha certa? Em vez de um teste de paternidade invasivo?
Um teste de paternidade pré-natal é exatamente o que o nome diz: É um exame para provar ou refutar a paternidade antes que a criança nasça.
A amostra de sangue da mãe serve como base para determinar a paternidade, pois o ADN do bebé está contido na corrente sanguínea da mãe.
O ADN das células do bebé encontra-se em livre circulação na corrente sanguínea da mãe, geralmente a partir da 8ª semana de gestação, o teste pode ser realizado. Neste estágio, o ADN do bebé pode ser facilmente separado do da mãe.
Uma vez que a amostra de ADN é retirada da mãe e do pai, o ADN da criança é comparado com o do suposto pai.
Os resultados de um teste de paternidade pré-natal são 100% precisos, assim como num teste de paternidade tradicional.
Deve optar pela realização de um teste de paternidade durante a gravidez e não esperar que o bebé nasça; Não se trata apenas de paz de espírito. Acima de tudo consegue assegurar a paternidade o mais cedo possível e as responsabilidades parentais são divididas. Também na altura do registo todo o processo será mais célere e sem sobressaltos.
Apesar de o valor inicial do teste de paternidade pré-natal, feitas as contas e quando comparado com um teste de paternidade pós-natal, apesar de este primeiro ser mais caro, não convém esquecer, que partir de uma certeza “resultado” existe uma responsabilização dos pais, pelo que no longo prazo, será mais vantajoso e o dinheiro será recuperado.
Se deixar o caso ir para a justiça, os custos finais de todo o processo e a falta de apoio do pai durantes os primeiros anos de vida serão muito superiores ao custo do teste de paternidade durante a gravidez.
Outra grande vantagem do teste de ADN pré-natal não invasivo é que não tem qualquer tipo de risco. Ao contrário de um exame invasivo que pode entre outros riscos causar um aborto ou sangramento vaginal e caibras, com este teste está totalmente segura.
Os procedimentos do teste pré-natal não invasivo requer apenas uma amostra de sangue da mãe e quatro zaragatoas da boca do pai. Os testes pré-natais são 100% isentos de risco.
E, claro, sabemos que deseja obter os resultados de paternidade o mais rápido possível!
A boa notícia é que o teste de paternidade pré-natal pode ser feito a partir da 8ª semana de gestação. Isto dá à mãe e ao pai muito tempo para planear a sua vida futura (quer seja em conjunto ou não). Os resultados estão concluídos em apenas duas semanas. No entanto, existe a modalidade de urgência que que podemos apenas demorar 1 única semana*.
O teste de paternidade pré-natal pode ser ainda ser utilizado para outro fim como saber o género do bebé. Se optar por saber qual o género do bebé, podemos incluir nos resultados do teste de paternidade.
Agora que conhece os fundamentos de como o teste de paternidade pré-natal funciona, vamos focar-nos nos benefícios emocionais que oferecem.
Mesmo que esteja a viver com algum stress e com bastante ansiedade, seja por parte do pai ou da mãe, o mais importante é obter ferramentas para se manterem calmos. Isto é muito importante, não só por parte dos Pais, mas também pelo vosso filho que não tarda estará perto de vós.
Mas acima de tudo, esta recomendação é especialmente importante para as mães, pois a ansiedade excessiva durante a gravidez pode prejudicar o desenvolvimento do cérebro da criança dentro das primeiras 17 semanas de gestação.
Além disso, uma vez que tenha a certeza sobre os resultados da paternidade, o pai da criança vai sentir-se muito mais confortável, com o passar do tempo, e com esta nova vida que o espera – assumir as responsabilidades parentais de uma criança. Acima de tudo compreender quais os direitos da criança.
A responsabilidade e a vontade em se envolver no nascimento do seu filho acabará por aparecer, seja com, a decoração do quarto, pesquisar qual a melhor educação, acompanhamento a consultas ou ajudar a mãe em pequenas tarefas rotineiras que se tornam difíceis com o avançar da gravidez.
Assim que o bebé nascer, um pai sem dúvidas e esclarecido terá muito mais tempo para criar uma ligação emocional com a criança, pois as dúvidas já foram dissipadas e o envolvimento na altura do nascimento da criança é muito maior.
É importante lembrar que a finalidade dos resultados de paternidade não é apenas benéfica para a mãe e o pai. No futuro, ajudará o seu filho(a) a se sentir mais seguro(a). Ele(a) saberá quem é seu pai, terá uma melhor compreensão de sua origem cultural e beneficiará de ter ambos os pais na sua vida - estejam ou não os seus pais ainda num relacionamento.
Existem inúmeras razões pelas quais pode precisar fazer um teste de paternidade ADN durante a gravidez.
Acima de tudo ajuda-a no início da gravidez, com a pensão alimentar ou com outra questão legal como a partilha das responsabilidades parentais.
Como é óbvio também é válido para as partes em que o resultado é negativo, pois fica provado que o suposto pai não tem qualquer vínculo biológico com a criança.
Em primeiro lugar, ter uma prova de paternidade pode ajudá-lo a fornecer aos tribunais provas legais para obter pagamentos de pensão alimentar. Se suspeita que não é o pai da criança, o resultado deste teste também pode ajudá-lo a evitar pagamentos de pensão alimentar para uma criança que não é sua.
Precisa de entender que, ao colher amostras de ADN de um alegado pai sem o conhecimento ou consentimento do mesmo não é permitido por lei. Pelo que não o deve fazer. Se por algum motivo o fizer e se o exame de ADN pré-natal for apresentado em tribunal, poderá responder criminalmente sobre o seu ato.
Deve sempre ter o consentimento do pai, a fim de poder utilizar os resultados de paternidade num tribunal. (Sempre que pretenda utilizar o seu exame em instâncias jurídicas por favor, solicite um exame pré-natal com valor jurídico);
Depois de assinar o formulário da Cadeia de Custódia, os resultados do teste de paternidade pré-natal podem ser usados como prova em tribunais internacionais (E.U.A., Canadá e Reino Unido) por qualquer das partes.
Se optar pela realização do teste antes do nascimento da criança, ambos os pais pouparão uma quantidade significativa de stress e ansiedade garantindo que as responsabilidades parentais e financeiras são devidamente divididas.
Sabemos que quer fazer todos os possíveis para garantir que seu filho receba os cuidados médicos adequados e a máxima atenção - mesmo quando ainda está grávida.
Depois de estabelecer a paternidade, terá uma visão muito mais clara das possíveis complicações de saúde que o seu filho poderá enfrentar no futuro.
Um teste de paternidade pré-natal pode ajudar os médicos a entender os riscos congénitos do bebé, ajudar a decidir que tipo de teste genético poderá fazer com o seu filho, e até mesmo avançar em relação às condições médicas. Acima de tudo prevenir e acompanhar.
Além dos pagamentos por pensão alimentar, saber quem é o pai da criança o quanto antes também garante que eles receberão os benefícios sociais de que precisam.
A prova de paternidade também é necessária para aqueles que planeiam adicionar uma criança como beneficiária do seguro do pai.
Conhecer os resultados de um teste de paternidade antes do nascimento também ajuda os pais a proteger seus direitos parentais após o nascimento do bebé.
Uma vez que é legalmente nomeado como pai de uma criança (no registo civil), tem direito a visitas, custódia total ou parcial e terá um papel financeiro e emocional em criar o seu filho.
Também terá bastante tempo para desenvolver um acordo de custódia conjunto com a mãe do seu filho se não estiverem num relacionamento. Isto pode tornar as coisas muito mais fáceis quando a criança nasce.
Elaborar um cronograma de visitas, criar uma lista das suas responsabilidades paternas, encontrar maneiras de resolver desentendimentos sem levar a questão à justiça no futuro.
Pode encontrar-se com um advogado para o ajudar a si e à mãe do seu filho a elaborar um acordo de custódia claro e justo.
Vamos rapidamente clarificar como pode avançar com um teste de paternidade durante a gravidez.
Pode ligar para falar com um dos nossos especialistas a qualquer momento se tiver dúvidas sobre o processo de pedido. Normalmente, enviaremos seus resultados por e-mail para tornar o processo mais rápido (também enviamos por carta, se o solicitar). O nosso preço inclui todas as taxas. Não temos nenhuma taxa escondida. O preço online é o preço a liquidar. Aliás somos a única empresa com tabela de preços online. Transparência é o que nos distingue. Veja aqui a nossa história.
Finalmente, temos orgulho de sermos parceiros de laboratórios com Acreditação da AABB. Temos excelentes padrões e seguimos diretrizes rígidas para garantir que tenha o melhor serviço e resultados possíveis.
Atenção: Consulte sempre fontes independentes. Se detetar algum erro ou alguma imprecisão no decorrer da leitura, por favor envie-nos um email para info@codigoadn.pt com o relato.