Teste de ADN entre Irmãos / Meios-Irmãos
O teste de paternidade com alegados irmãos/ meios-irmãos é normalmente realizado quando o suposto pai não se encontra indisponível para a realização do teste de ADN. A ausência do pai biológico pode ser determinada por vários fatores como:
Apenas nestes casos, normalmente se recorre ao estabelecimento da paternidade com irmãos. Sempre que se o suposto pai biológico se encontrar disponível para participar no teste, deve ser convidado a estar presente. Em alternativa a mãe de um dos irmãos também poderá participar no teste de adn, afim de conferir uma maior acuidade nos resultados.
Através do teste de paternidade com alegados irmãos/ meios-irmãos, será possível saber:
Antes de optar pela realização de um teste de paternidade com irmãos/ meios-irmãos, se for possível opte pela realização de um teste de paternidade. Só se esta hipótese estiverer fora do seu controlo é que deve avançar para a realização de um teste de paternidade com irmãos/ meios-irmãos.
Os resultados obtidos de um teste de ADN entre irmãos podem ser 3:
partilham os dois progenitores
Neste caso quando é submetido o teste, os alegados irmãos já sabem à priori que partilham a mesma mãe biológica e pretendem saber se partilham o mesmo pai, para isso devem comprar o teste de paternidade com irmãos, pois pretendem testar a hipótese de serem filhos dos mesmos pais;
partilham apenas um dos progenitores
Neste caso quando submetido o teste, os alegados meios irmãos já sabem que não partilham a mesma mãe biológica e pretendem apenas saber se partilham o mesmo pai biológico, para isso devem realizar o teste de paternidade de meios-irmãos, pois pretendem testar se partilham apenas o mesmo pai biológico;
não partilham nenhum dos progenitores
Este resultado pode ocorrer tanto para o teste de paternidade com alegados irmãos como para alegados meios-irmãos. Normalmente, quando algum filho desconfia que pode ser adoptado poderá fazer um teste com um alegado irmão e confirmar, ou não as suas suspeitas. Este resultado também é admissível quando submetido um teste de paternidade com alegados meios-irmãos, confirma-se que o pai biológico não é o mesmo.
Em termos teóricos os irmãos partilham cerca de 50% do seu ADN quando partilham os mesmos pais biológicos, quando apenas partilham um pai biológico a partilha de ADN entre estas dois meios-irmãos é de apenas 25%. Ao contrário de um teste de paternidade entre suposto pai e filho(a), onde se obtém um resultado conclusivo, pois todos os marcadores genéticos vão ser testados e comparados individualmente, um teste de paternidade com irmãos não requer uma exctidão de correspondência em todos os marcadores ( ADN autossómico) para ser considerado conclusivo.
Quando os perfis de ADN dos supostos irmãos são comparados no laboratório, os analistas determinarão a quantidade de ADN comum que existe entre os indivíduos testados. Quanto mais ADN encontrado entre os indivíduos em teste maior a probabilidade de relacionamento entre eles e mais forte é a probabilidade dos irmãos partilharem um, ou os dois pais biológicos.
observação:
Quando se realiza um teste de adn com irmãos, devido à aleatoriedade genética por vezes os resultados podem ser inconclusivos, ou seja, não é possível dizer dentro de um intervalo de confiança se os intervenientes são relacionados biológicamente ou não. Quando isso acontece, devem ser adicionadas pessoas ao exame de ADN.
Se os irmãos são do sexo masculino e querem descobrir se partilham o mesmo pai biológico, além do ADN STR, por vezes é necessário mapear o cromossoma Y. Um teste de cromossoma Y (teste Y-STR) é usado para confirmar se partilham a mesma linha paterna. Todos os filhos do sexo masculino herdam o cromossoma Y do pai. Estas crianças, por sua vez, passarão o cromossoma Y herdado do pai para seus filhos quando se tornam pais. Este padrão de herança significa que os homens provenientes da mesma linha paterna irão sempre partilhar o mesmo cromossoma Y. Além disso, a baixa taxa de mutação do cromossoma Y permite estabelecer a linhagem por várias gerações. É importante entender que o preço do teste de ADN entre irmãos já tem incluido o mapeamento do ADN STR e do Y-STR, quando necessário para dar conclusividade ao exame.
Se as irmãs querem descobrir se partilham o mesmo pai biológico, além do ADN STR, por vezes é necessário mapear o cromossoma X. Um teste do cromossoma X (teste X-STR) é usado para confirmar se partilham a mesma linha paterna. (idealmente nestes casos sugere-se que a mãe das irmãs também participe no exame de ADN). Todas as mulheres têm dois cromossomas X um do lado maternal e outro do lado paternal, pertencente à sua Avó paterna. Estas crianças, por sua vez, passarão o cromossoma X herdado do pai para as suas filhas quando se tornam mães. É importante entender que o preço do teste de ADN entre irmãs já tem incluido o mapeamento do ADN STR e do X-STR, quando necessário para dar conclusividade ao exame.
Se os irmãos são de sexos opostos não é possível fazer o mapeamento do cromossoma Y nem do cromossoma X, porque nem a mulher tem o cromossoma Y, nem o homem tem o cromossoma X do lado paterno, pelo que mapear estes ADN não adiciona conclusividade ao exame. Após o mapeamento do ADN STR, e se por algum motivo não for possível dar conclusividade ao exame de ADN, é necessário um dos familiares paternos juntar-se ao exame, pode ser desde um Avô/ Avó paterna, um tio(a) paterno, um outro irmão em comum. Pode ainda ser adicionada a mãe biológica de um dos irmãos em teste. A sugestão de um terceiro interveniente é dada por um especialista do laboratório após perceber todas as relações biológicas familiares. Se for necessário a participação de mais pessoas no exame de ADN já está incluído no preço. ( O preço incluí a participação até 3 pessoas);
como realizar o teste de adn com irmãos?
O teste de ADN pode ser realizado em sua casa, ou com um profissional de saúde. Se pretender realizar a colheita de ADN em casa basta solicitar o kit de colheita de ADN. Se pretender agendar para as clínicas por favor entre em contacto com o apoio ao cliente.
veja abaixo algumas questões que são realizadas frequentemente
se a sua questão não estiver respondida entre em contacto connosco
...perguntas mais frequentes
Quanto custa o teste de ADN com irmãos?
O teste de adn irmãos tem o custo de 465€ para a participação de até 3 pessoas.
Se a colheita de ADN não estiver bem feita, tenho que pagar outro exame?
Não. O seu exame é pago uma única vez. Se for necessária uma nova colheita não tem qualquer custo para si.
Quanto tempo demora a receber os resultados do teste de ADN - paternidade?
Os resultados são concluídos entre 7 a 10 dias úteis. ( O prazo por ser extendido para estudos complexos);
A colheita de ADN pode ser realizada nas clínicas parceiras da CódigoADN?
Sim. Se não quiser fazer a colheita de ADN em casa pelo kit de ADN, pode marcar colheita com um profissional de saúde.
A colheita de ADN feita às células da boca é tão fiável como o Sangue?
Sim. A colheita de ADN é tão ou mais fiável que o sangue.
É seguro fazer a colheita de ADN desta forma? Quanto tempo tenho após fazer a colheita para o envio das amostras?
Sim. O procedimento é completamente seguro. As colheitas normalmente são válidas por 7 a 14 dias, contudo, recomendamos que nos entregue as amostras o mais rápido possível.
Como é feita a colheita de ADN em Casa?
A colheita de ADN é feita na boca, com um esfreganço. Veja como fazer a colheita de ADN.
Como posso solicitar o kit de ADN gratuitamente?
Via telefone, ou se preferir utilize o seguinte formulário para pedido do Kit de ADN.